Como Calcular o Índice de Massa Corporal – Peso Ideal

O que é o peso ideal?

Neste post irei abordar como calcular o índice de massa corporal para saber realmente o peso ideal que você deve ter.

Na medicina, o entendimento de peso ideal não está associado com a estética ou com padrões da sociedade, sendo assim o “peso ideal” é o peso do corpo que não está relacionado a um aumento do risco de desenvolver doenças.

Pois existem vários artigos científicos comprovando que o sobrepeso, bem como a obesidade aumentam o risco de problemas de saúde e diminui a expectativa de vida.

Pessoas obesas ou com sobrepeso, por exemplo, tem maiores incidências de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, apneia do sono e até mesmo alguns tipos de câncer.

Mas não é só a obesidade que de tal forma faz mal à saúde, pessoas que estão abaixo do peso normal também apresentam maior taxa de mortalidade.

A pessoa estar muito abaixo do peso ideal pode ser um sinal de transtorno psiquiátrico, como nos casos de anorexia nervosa, bem como também pode indicar a existência de uma doença grave que provoque perda de peso não intencional, como são os casos do câncer ou da AIDS.

O que é o índice de massa corporal (IMC)?

Powered by YAZIO

Ter um peso ideal significa ter um peso considerado compatível com seu sexo, altura e idade. O mesmo é encontrado através do cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O índice de massa corporal é uma faixa indicativa usada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para diagnosticar a obesidade, sobrepeso e também o baixo peso.

O IMC pode ser calculado a partir de dois simples fatores: altura e peso. A fórmula é a seguinte:

IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)

Os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:

  • Menos do que 18,5 = Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 = Peso normal
  • 25 a 29,9 =Sobrepeso
  • 30 a 34,9 = Obesidade grau 1
  • 35 a 39,9 = Obesidade grau 2
  • Mais do que 40 = Obesidade grau 3

Como se pode observar, você deve procurar ter um IMC de “Peso normal”, ou seja, entre 18,5 e 24,9.

Os valores de IMC citados acima são os resultados para população adulta, entre 20 e 65 anos.

Valores que estão acima ou abaixo da faixa de peso normal estão relacionados não só a um maior risco de doenças, como também uma diminuição na expectativa de vida.

Quanto mais estes valores estão afastados da faixa de IMC de peso ideal, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.

O índice de massa corporal é um relevante indicativo de saúde, visto que já foi comprovado por vários estudos científicos.

Como Conquistar o Peso Ideal

Para conquistar o peso ideal é importante manter uma dieta equilibrada (não só comendo os alimentos corretos, mas como também comendo as quantidades corretas) para seu corpo.

Devem ser levados em consideração a idade, peso, composição corporal, bem como se tem doenças e/ou morbidades.

Abaixo segue alguns pontos importantes para conquistar o seu peso ideal:

  • Não tem alimento 100% bom ou 100% ruim. Varie seu cardápio ao máximo e não tire da sua dieta nenhum nutriente essencial para o corpo (por exemplo: carboidratos, proteínas ou gorduras).
  • A garantia de sucesso está no equilíbrio entre a quantidade e a frequência com a qual você consome refeições mais calóricas.
  • Tenha uma rotina alimentar.
  • Pratique atividades físicas de forma regular, pois ajudam e muito na conquista do peso ideal.
  • Tenha um sono saudável.
  • Beba muita água, no mínimo 2 litros de água por dia.
Spread the love